7 de outubro de 2013

Amatra IX participa de celebração dos 25 anos da Constituição Federal

O presidente da Amatra IX, Fabrício Nogueira, participou de solenidade comemorativa aos 25 anos da Constituição Brasileira, realizada no Salão Brasil da Prefeitura de Curitiba, na tarde de sexta-feira (4/10). O evento contou com a presença do deputado constituinte Nelton Friedrich, de presidentes de cinco Tribunais Regionais do Trabalho do País, além de representantes da sociedade civil e dos poderes governamentais.

“A Constituição é o símbolo da redemocratização do Brasil, do direito à liberdade e à justiça social. É conhecida como Constituição Cidadã por ser uma das mais avançadas do mundo no que diz respeito aos direitos fundamentais”, disse a prefeita em exercício, Mirian Gonçalves.

Nelton Friedrich, que é diretor de Meio Ambiente da Itaipu Binacional, lembrou que a Constituição teve oito comissões temáticas e 24 subcomissões. “Foram recebidas 11.989 propostas que geraram 6.400 emendas constitucionais e 182 audiências públicas”, disse Friedrich, afirmando que se sente orgulhoso de ter feito parte deste momento histórico da sociedade brasileira.

A presidente do TRT do Paraná, Rosemarie Diedrichs Pimpão, observou que o jubileu de prata da Constituição coincide com os 70 anos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e destacou que “os tribunais e as varas têm sido o respeito judicial à garantia dos novos direitos implementados pela Constituição Cidadã”.

O reitor da Unibrasil e constitucionalista Clémerson Merlin Cléve disse que se hoje o Brasil é um país livre, justo e solidário é devido à Constituição Brasileira, que permitiu a construção de uma sociedade com os direitos fundamentais e sociais garantidos. “O Brasil mudou nos últimos 25 anos graças a nossa Constituição, verdadeiramente histórica e progressista”, afirmou.

Participaram da cerimônia o vice-presidente e presidente eleito do TRT do Paraná, desembargador Altino Pedrozo dos Santos; a presidente do TRT da Bahia, desembargadora Vania Jacira Tanajura Chaves; a presidente do TRT do Ceará, desembargadora Maria Roseli Mendes Alencar; a presidente do TRT do Maranhão, desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo; o corregedor do TRT de Campinas, desembargador corregedor Eduardo de Oliveira Zanella; e a desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignan, também do TRT de Campinas.

(Com informações da Prefeitura de Curitiba/ Fotos: Inara Passos  e Jader Rocha)