5 de dezembro de 2012

Cornélio Procópio ganha 2ª Vara do Trabalho

O município de Cornélio Procópio recebeu sua 2ª Vara do Trabalho, nesta segunda-feira, 03 de dezembro. A 2ª Vara do Trabalho de Cornélio Procópio funcionará unicamente com o Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT), assim como a 2ª de Colombo, a 4ª de Ponta Grossa e a 2ª de Apucarana.

Participaram da solenidade autoridades municipais, regionais, presidente da OAB, subseção Cornélio Procópio, Câmara Municipal, Ministério Público do Trabalho, sindicatos, associações civis e advogados.

No ato, a presidente do TRT-PR, desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão lembrou que no último domingo, primeiro de dezembro, foram cumpridos 34 anos desde a instalação da então denominada Junta de Conciliação e Julgamento de Cornélio Procópio, precursora da justiça do trabalho em todo o norte do Paraná.

“Naquela época a jurisdição estendia-se por toda uma imensa faixa geográfica que abrangia não apenas esta região setentrional, mas também mais ao sul e nos limites com o norte novo”, explicou a presidente.

“Como a demonstração da liderança de Cornélio Procópio neste processo sócio econômico evolutivo, nossos estudos apontaram a necessidade de criar a sétima vara do trabalho naquele antigo bloco de  municípios do norte pioneiro e arredores”. Destacou a desembargadora, lembrando ainda que o município, cuja jurisdição atende 15 municípios, é o único a receber uma segunda vara.

Em 2011, Cornélio Procópio recebeu 1.815 novas ações trabalhistas. A jurisdição abrange os seguintes municípios: Cornélio Procópio, Assaí, Congoinhas, Leópolis, Nova América da Colina, Nova Fátima, Nova Santa Bárbara, Rancho Alegre, Santa Cecília do Pavão, Santa Mariana, Santo Antônio do Paraíso, São Jerônimo da Serra, São Sebastião da Amoreira, Sertaneja e Uraí.

A juíza da 1ª Vara do Trabalho de Cornélio Procópio, Ziula Cristina da Silveira Sbroglio, que representou a Amatra IX na oportunidade, deu as boas vindas à nova titular da VT, Juíza Emília Simeão Albino Sako, destacou em sua fala a importância da implantação da nova vara juntamente com o PJe-JT, “que certamente propiciará a tramitação processual mais rápida e simples para o maior número de processos e audiências”

Agradecendo o empenho da presidenteRosemarie Diedrichs Pimpão, em entender as necessidades da região e levar a nova vara para o município, a juíza declarou que, “ao presenciarmos a inauguração da segunda vara do trabalho em Cornélio Procópio testemunhamos a concretização dos ideais de justiça pelo gestor do Tribunal Regional do Trabalho.”

Ainda em 2012, serão instaladas novas varas em Cascavel (10/12) e São José dos Pinhais (17/12).

(Fonte: Ascom TRT-PR)