21 de janeiro de 2009

Fiat concede férias coletivas a 800 trabalhadores de Betim

A Fiat decidiu deixar 800 funcionários de sua fábrica em Betim, em Minas Gerais, em férias coletivas por 10 dias a partir desta quarta-feira, informou o Sindicato dos Metalúrgicos de Betim. O número equivale a cerca de 5% dos 15 mil funcionários que a montadora emprega na fábrica, confirmou a montadora.

O motivo para a concessão das férias é adequação do programa de produção à demanda, disse a assessoria de imprensa da montadora. Não estão programadas demissões ou concessão de novo período de férias.

Antes da crise de crédito internacional derrubar as vendas de veículos no País, a Fiat produzia na unidade cerca de 3 mil carros por dia, segundo o sindicato. A produção atualmente está em 2,4 mil unidades.

No início deste ano, a Fiat encerrou o terceiro turno da fábrica, transferindo cerca de 3 mil trabalhadores para o primeiro e segundo turnos, informou o sindicato.

Na semana passada, a fabricante de autopeças Magneti Marelli Cofap anunciou corte de 10% de sua força de trabalho no Brasil, o que correspondeu à redução de 800 empregos. Enquanto isso, a General Motors informou demissão de 744 funcionários temporários em São José dos Campos (SP).

(Fonte: Reuters)