6 de outubro de 2011

TRT-PR ELEGE NOVOS DIRIGENTES

Altino Pedrozo dos Santos, Rosemarie Diedrichs Pimpão e Dirceu Buyz Pinto Júnior

Foram eleitos na tarde de ontem (06/10) os novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná para o biênio 2011-2013. A atual vice-presidente, desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, foi eleita presidente. Para os cargos de vice-presidente e corregedor regional foram escolhidos, respectivamente, os desembargadores Altino Pedrozo dos Santos e Dirceu Buyz Pinto Junior. A cerimônia de posse será no dia 1º de dezembro.

A Amatra IX felicita os ilustres associados, desejando a todos pleno êxito na futura gestão.

Rosemarie Diedrichs Pimpão

A desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão é natural de Imbituva (PR). Formada em Direito pela UFPR, especialista em Direito Constitucional do Trabalho, Direito Administrativo e em Economia do Trabalho, ingressou na magistratura em 1982, tendo instalado as Varas do Trabalho, então Juntas de Conciliação e Julgamento, de Paranavaí e de Foz do Iguaçu. Também atuou nas Unidades Judiciárias de Paranaguá e 8ª de Curitiba. No TRT desde 1996, foi presidente da 4ª, 3ª e 2ª Turmas do Tribunal e diretora da Escola Judicial, tendo sido eleita para a vice-presidência no biênio 2009/2011. Foi indicada pelo Conselho Estadual da Mulher, no ano de 1999, como uma das mulheres, na esfera da Justiça, que ajudou “a construir este século”, e indicada pela Revista do SENAP (Sociedade Nacional de Pesquisa de Opinião Pública), edição Maior Personalidade, como a “Magistrada da Justiça do Trabalho de Final do Século – 1999”.

A futura presidente do TRT-PR atuou em cursos de direção na École de Magistrature de Paris, bem como na Cour d´Appel e na Cour de Cassation (2006). Participou do Congresso de Estudos sobre Normas Internacionais do Trabalho na OIT em Genebra e em Turim (2007). Participou de estudos na Corte Constitucional alemã de Karlsruhe, na Corte de Trabalho Regional de Erfurt e no Parlamento alemão (Reichstag) em Berlim (2008).  Atuou, ainda, no Congresso Internacional no Centro de Estudos Judiciários de Lisboa. Foi condecorada com a comenda da Ordem do Mérito “Ministro Silvério Fernandes de Araújo Jorge”, no grau Grã-Cruz, outorgada pelo TRT da 19ª Região (Alagoas). Foi condecorada com o grau Grã-Cruz da ordem das Cataratas, por ter contribuído para a implementação da Justiça do Trabalho na cidade de Foz do Iguaçu (Paraná). Em março de 2011 foi homenageada no dia internacional da mulher pelo Soroptimist International, em reconhecimento aos relevantes serviços jurídicos prestados à comunidade.

Altino Pedrozo dos Santos

Paulista de Tanabi, o desembargador Altino Pedrozo dos Santos ingressou na Justiça do Trabalho em 1988. Foi juiz presidente das então Juntas de Conciliação e Julgamento de Toledo, 2ª de Londrina e 3ª e 18ª de Curitiba. Em 1998, foi promovido, por merecimento, para o Tribunal Regional do Trabalho do Paraná. Foi juiz convocado pelo Tribunal Superior do Trabalho, de agosto de 2000 a dezembro de 2002 e de fevereiro de 2004 a fevereiro de 2006. Foi conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na gestão 2007/2009. É especialista em Direito pela Universidade de Castilla-La Mancha, na Espanha. Em sua carreira, também atuou como advogado, de 1976 a 1988, assessor técnico e jurídico da Câmara Municipal de Goioerê, de 1977 a 1979, e assessor Jurídico do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sertanópolis, Paraná, de 1981 a 1988. Foi professor concursado de Prática de Processo Civil na Universidade Estadual de Londrina, de 1986 a 1990. Foi condecorado com a “Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho”, no grau de Comendador, concedida pelo Tribunal Superior do Trabalho; medalha comemorativa dos 61 anos da instalação da Justiça do Trabalho e 56 de sua integração no Poder Judiciário, concedida pelo Tribunal Superior do Trabalho, e “Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho Juiz Ari Rocha”, no grau de Oficial, concedida pelo Tribunal do Trabalho da 3ª Região (Minas Gerais). Também recebeu título de Cidadão honorário das cidades de Londrina (PR) e Goioerê (PR).

Dirceu Buyz Pinto Júnior

O futuro corregedor regional do Trabalho é natural de Porto Alegre (RS). O desembargador Dirceu Buyz Pinto Júnior Ingressou no Tribunal Regional do Trabalho do Paraná em 1977 como servidor. Em 1987, tomou posse como juiz substituto, e em 1989 foi promovido, por antiguidade, a juiz titular da recém inaugurada Junta de Conciliação e Julgamento de Campo Mourão. Também foi juiz titular da 7ª Vara do Trabalho de Curitiba. Em agosto de 2000, foi promovido, também por antiguidade, para o TRT-PR. Foi, por duas vezes, presidente da 5ª Turma e atualmente é o presidente da Seção Especializada e ouvidor da Justiça do Trabalho do Paraná. É mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde também atuou como professor substituto. Atualmente, é professor de Direito do Trabalho na Unicuritiba (licenciado) e da Escola da Associação dos Magistrados do Trabalho do Paraná (Ematra).

(Com informações e foto da Ascom do TRT-PR)