28 de junho de 2012

TRT-PR é premiado por cumprir metas nacionais

O ministro João Oreste Dalazen e a desembargadora Rosmarie Diedrichs Pimpão

O trabalho de magistrados e servidores da Justiça do Trabalho foi reconhecido na tarde desta quarta-feira, 27 de junho, durante a cerimônia de entrega do Prêmio Excelência do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Com 106,7% das metas cumpridas, o Tribunal Regional do Trabalho do Paraná alcançou o segundo lugar na categoria, consolidando a instituição no cenário jurídico nacional.

A Justiça do Trabalho do Paraná julgou, no ano passado, 119.639 processos no 1º Grau e 52.194 no 2º Grau e ultrapassou a meta número 3 estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de julgar quantidade igual ao de processos novos e parte do estoque. Em 2011, foram protocoladas 117.205 novas ações trabalhistas no Paraná e autuados 40.232 novos recursos.

Durante a premiação, o presidente do TST e sócio honorário da Amatra IX, ministro João Oreste Dalazen,  afirmou que “cada um é criador do próprio destino”. Para ele, o momento em que se faz homenagem aos melhores resultados é uma oportunidade para estimular e motivar a melhoria da prestação jurisdicional de todos os órgãos da Justiça do Trabalho. “A eficiência constitui objetivo central da administração pública. E o único caminho reto e seguro para atingi-la é o constante exercício da gestão”, destacou.

O presidente ressaltou ainda que o agente público não pode contentar-se com menos do que o melhor desempenho, porque deve prestar contas à sociedade da administração dos recursos materiais e humanos que recebe. E afirmou que ao juiz não cabe apenas a tarefa de julgar. Segundo o ministro Dalazen, hoje os magistrados precisam ser, a cada dia, “melhores gestores, administradores, e condutores da administração e do funcionamento da instituição, sem prescindir da indispensável cooperação de capacitados servidores”.

Para a presidente do TRT-PR, desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, o segundo lugar no ranking nacional de cumprimento das metas na Justiça do Trabalho (precedido pelo TRT do Rio de Janeiro) demonstra o cuidado e o comprometimento em oferecer uma Justiça eficiente. “O TRT-PR, mesmo antes do estabelecimento das metas do CNJ, vem criando condições administrativas e jurídicas para agilizar a tramitação dos processos. A própria criação da Secretaria de Planejamento, Estratégia, Gestão e Estatística é de 2010 (meta 1)”, ressaltou a presidente.

Esta foi a segunda edição do Prêmio Excelência, criado em 2011 pelo CSJT, pelo Ato 127/2011 com o objetivo de estabelecer uma política permanente de reconhecimento institucional aos órgãos da Justiça do Trabalho que apresentem os melhores desempenhos. O Prêmio fomenta ainda a criatividade e inovação, além da troca de experiências e de boas práticas entre as unidades judiciárias e administrativas de toda a Justiça do Trabalho.

Confira a classificação dos Tribunais Regionais do Trabalho que receberam o Prêmio Excelência 2011.

(Informações da Ascom TRT-PR)