22 de outubro de 2008

Amatra IX lança “Execução Trabalhista” em Pato Branco

A Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região (Amatra IX) e a LTr Editora promovem, nesta quinta-feira (23), o lançamento do livro Execução Trabalhista  – Homenagem aos 30 anos da Amatra IX. O evento, que terá início às 19 horas na Faculdade Mater Dei, é voltado para a comunidade jurídica de Pato Branco e região. Na oportunidade, o juiz José Aparecido dos Santos, titular da 17ª Vara do Trabalho de Curitiba, proferirá palestra de apresentação da obra.
 
Reunindo artigos de magistrados trabalhistas paranaenses, o livro é fruto de um projeto iniciado no ano passado sob a coordenação do juiz José Aparecido dos Santos, com o objetivo de homenagear os trinta anos de fundação da Amatra IX. “Foi um trabalho coletivo pensado como forma de reverenciar outro trabalho coletivo, levado a efeito em todos esses anos por colegas que bravamente construíram uma instituição sólida e defensora não só das prerrogativas da magistratura, mas das instituições democráticas e dos anseios maiores da nação”, revela o magistrado.
 
A idéia de produzir uma publicação destinada ao estudo da execução trabalhista partiu, primeiramente, da necessidade de trazer à luz uma possível revisão da matéria sob a ótica de dois acontecimentos recentes: a ampliação da competência da Justiça do Trabalho, que trouxe novas práticas relacionadas à execução fiscal, e a Reforma do Código de Processo Civil, em especial as das Leis 11.232/2005 e 11.382/2006, que introduziram alguns institutos e modificaram os preexistentes. O segundo ponto motivador, segundo o coordenador da obra, foi o aprimoramento dos instrumentais práticos e teóricos adotados pelos magistrados visando à melhoria da prestação jurisdicional. “Os juízes paranaenses têm demonstrado afinidade com o processo do trabalho e, principalmente, com a fase de execução, de modo que o tema era apropriado para uma participação ampla e heterogênea”, complementa o magistrado.
 
Estruturada como um curso prático na área de Execução Trabalhista, a obra de 752 páginas não deixa de ter consistência teórica. A compilação de artigos possui unidade e coerência ao mesmo tempo em que reflete visões diferentes, por vezes até antagônicas, a respeito do tema. “Fiquei feliz com o trabalho realizado e agradecido pelo empenho e dedicação dos colegas que dele participaram, o que considero um resultado difícil de ser alcançado em um projeto envolvendo tantos autores. Certamente, estudantes, advogados e juízes encontrarão na obra apoio para pesquisa e solução de problemas concretos”, afirma José Aparecido.
 

Serviço:
O quê?
Lançamento do livro “Execução Trabalhista – Homenagem aos 30 anos da Amatra IX”
Quando? 23 de outubro de 2008 (quinta-feira), às 19 horas
Onde? Faculdade Mater Dei – Rua Mato Grosso, 200, Pato Branco (PR)
Público-alvo: Magistrados, advogados, professores, estudantes e servidores da Justiça do Trabalho