11 de setembro de 2009

Associada lança livro sobre discriminação sexual nos contratos de trabalho

A juíza do Trabalho Vanessa Karam de Chueiri Sanches lança neste mês, em Curitiba, o livro “Discriminação por Orientação Sexual no Contrato de Trabalho”. A obra é fruto de dissertação de mestrado defendida pela autora em abril de 2006, na PUC Paraná, e pretende romper o silêncio sobre a abordagem da problemática que envolve o preconceito e exclusão dos homossexuais do mercado de trabalho.

 

“Embora não seja novo, o problema da discriminação em face das minorias sexuais é um tema bastante polêmico e instigante. Entretanto, o enfrentamento desta questão pelos diversos segmentos sociais ainda é bastante tímido, seja pela carga preconceituosa que carrega, seja pela dificuldade que as pessoas têm de assumir perante terceiros suas opções sexuais e, desta forma, se imporem como sujeitos de direitos”, explica a autora.

 

Vanessa Sanches é juíza substituta do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, aprovada em primeiro lugar no concurso público de 2007, mestre em Direito Econômico e Social pela PUC Paraná, especialista em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pela Faculdade de Direito de Curitiba e professora da Escola da Associação dos Magistrados do Trabalho do Paraná (Ematra-PR).

 

O lançamento do livro acontece no próximo dia 24 (quinta-feira), às 17 horas, na sede da Associação dos Magistrados do Trabalho do Paraná (Amatra IX) – Av. Vicente Machado, 320, 5º andar, sala 502, Centro, Curitiba (PR). Informações pelo telefone (41) 3223-8734 ou amatra@amatra9.org.br

 

Sobre a obra

 

livro-vanessa-sanches-bxNum momento histórico em que exsurge a tutela das minorias étnicas e sexuais, como uma nova dimensão dos Direitos Humanos, torna-se atual e profícua a abordagem da discriminação por orientação sexual na esfera dos contratos de trabalho.

 

Vanessa K. C. Sanches esquadrinha o tema sob o viés jurídico — constitucional, interno e internacional — sem perder a oportunidade de incursionar pela psicologia, pela medicina e pelas questões religiosas que circunscrevem o assunto.

 

Com linguagem clara e objetiva, a obra sistematiza o tema a partir de pesquisa pormenorizada e qualitativa. Um livro indispensável a todos os operadores do direito e profissionais que investigam cientificamente a matéria.

 

(José Affonso Dallegrave Neto – Mestre e doutor em Direito das Relações Sociais pela UFPR. Membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho)