27 de novembro de 2012

Associados lançam livros durante seminário no TRT-PR

Ana Paula Saladini, Leonardo Wandelli, Hector Hugo Barbagelata e Sidnei Machado

Foram lançados, na sexta-feira (23/11), os livros “O Direito Humano e Fundamental ao Trabalho. Fundamentação e Exigibilidade”, escrito pelo juiz  Leonardo Vieira Wandelli, e “Trabalho e Imigração. Os Direitos Sociais do Trabalhador Imigrante sob a Perspectiva dos Direitos Fundamentais”, de autoria da juíza  Ana Paula Sefrin Saladini. A cerimônia ocorreu durante o seminário “O Futuro da Proteção Jurídica do Trabalho”,

A obra do associado Leonardo Wandelli, juiz titular da 3ª Vara do Trabalho de São José dos Pinhais, é resultado da pesquisa de doutorado realizado no Brasil e na Espanha. “O livro pretende contribuir com o aprimoramento não só da compreensão, mas também da aplicação do direito fundamental ao trabalho, tema ainda carente na doutrina jurídica brasileira”, comentou o autor.

O prefácio do livro é assinado pelo psiquiatra francês, Christophe Dejours, e tem apresentação do filósofo do direito, o espanhol David Sanchez Rubio. Este é o segundo livro do autor, que lançou em 2004 o título Despedida Abusiva: o direito (do trabalho) em busca de uma nova racionalidade. As duas obras foram publicadas pela editora LTR.

O primeiro livro da juíza Ana Paula Sefrin Saladini, titular da Vara do Trabalho de Apucarana, trata da intrincada relação entre a sociedade globalizada e a exclusão social do trabalhador imigrante. Analisa também a complexa questão da proteção dos direitos humanos e os desafios do Direito do Trabalho diante das demandas da imigração de mão de obra clandestina.

A obra, publicada pela editora LTr, é fruto de aprovação, com louvor e distinção, de dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Ciência Jurídica do Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus de Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Ana Paula Saladini é mestre em Ciências Jurídicas pela UENP – Paraná, especialista em Direito Civil e Processo Civil pela UEL, especialista em Direito do Trabalho pela Unibrasil e professora universitária.

Luciano Coelho, diretor Cultural da Amatra IX, o juiz Leonardo e a esposa Paula Wandelli e Fabrício Nogueira, presidente da Amatra IX

Seminário

Fabrício Nogueira, Hector Hugo Barbagelata, a desembargadora Marlene Suguimatsu e o desembargador Altino Pedrozo dos Santos

O novo contexto das relações trabalhistas na sociedade cibernética foi o principal tema discutido no seminário promovido pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) em parceria com a Escola da Associação dos Magistrados do Paraná (Ematra), Unibrasil e UFPR, nesta sexta-feira (23/11), em Curitiba.

O último painel de debates contou com a presença do presidente da Amatra IX, Fabrício Nogueira. O professor emérito da Universidad de la República – Uruguay, Hector Hugo Barbagelata, falou sobre “Os Atores e as Normas das Relações Individuais de Trabalho – O Bloco de Constitucionalidade”. No encerramento, o professor lançou o livro “A Evolução do Pensamento do Direito do Trabalho”, com tradução do advogado Sidnei Machado.