12 de setembro de 2011

Começa a 1ª Semana Institucional da Magistratura da Justiça do Trabalho do Paraná

Evento organizado pela Escola Judicial com o apoio da Amatra IX reúne 200 juízes e desembargadores em Curitiba

Os desembargadores Luiz Eduardo Gunther e Ney José Freitas e o presidente da Amatra IX, Carlos Conte

O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) está promovendo a 1º Semana Institucional da Magistratura, em Curitiba. Cerca de 200 juízes e desembargadores estão participando do evento, que teve início na tarde desta segunda-feira (12/9) e prosseguirá até quinta-feira (15).

Durante esse período, não haverá audiências na Justiça do Trabalho em todo o estado. Os prazos correm normalmente. O objetivo é fazer com que os magistrados reflitam, individual e coletivamente, sobre tendências e possíveis soluções para seus desafios conjunturais.

Na abertura do encontro, o presidente do TRT-PR e conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, desembargador Ney José de Freitas, enfatizou o propósito da Semana Institucional, que é o de produzir e difundir conhecimentos que resultem em estratégias para questões estruturais – jurídicas, sociológicas, políticas e econômicas.

“Cabe a nós radiografar, esquadrinhar e analisar a realidade da Magistratura de hoje, como pressuposto para construir o futuro da Justiça do Trabalho”, disse o presidente, lembrando que a própria Amatra, desde 1977, realiza encontros e seminários de cunho de científico similares e com pautas específicas.

O diretor da Escola Judicial e ex-presidente da Amatra IX, desembargador Luiz Eduardo Gunther, afirmou em seu pronunciamento que a Semana Institucional será um marco na história da Justiça do Trabalho paranaense porque os temas que serão abordados não ficarão restritos a discussões teóricas.

Temas

Grupos discutiram na tarde desta segunda-feira o tema "Efetividade e Produtividade no Exercício Jurisdicional"

Ao longo da semana serão promovidos inúmeros debates sobre temas relevantes e de interesse da sociedade e do Poder Judiciário relacionados às práticas diárias dos magistrados.

As discussões começaram hoje e serão divididas em grupos de quatro eixos temáticos: cumprimento da sentença e execução; efetividade e produtividade no exercício jurisdicional; processo eletrônico e gestão e políticas institucionais.

Homenagens

Na abertura da Semana Institucional, no início desta tarde, a TRT-PR e a Amatra IX também renderam homenagens ao desembargador Rubens Edgard Tiemann e a juíza Neide Consolata Folador, que acabam de se aposentar.

O vice-presidente da Amatra, Fabrício Nogueira, e a associada Neide Folador

A Diretora Social da Amatra, Sandra Assad, e o associado Rubens Tiemann