26 de agosto de 2013

Escola Judicial do TRT-PR é sede da 39ª Reunião do Conematra

A Escola Judicial do TRT da 9ª Região é sede da 39ª Reunião do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (CONEMATRA), que acontece nesta segunda e terça-feira, em Curitiba. A vice-presidente da Amatra IX, Sandra Flügel Assad, prestigiou a abertura do evento.

O Secretário Executivo da Comissão Iberoamericana de Ética Judicial, Eber Omar Betanzos Torres, proferiu a primeira palestra do encontro. Doutor em Derechos Humanos de la UNED, o palestrante ressaltou a importância da ética no Judiciário. “Continuar com o caminho da ética judiciária é a única opção que o juiz tem para se mostrar forte. Partimos da consciência de que a primeira e maior violação que se comete ante a ética judicial é ignorar sua presença”, disse Eber Betanzos.

Na sequencia, o desembargador Luiz Eduardo Gunther, fez a apresentação da Revista Eletrônica do TRT-PR. A primeira edição foi publicada em em outubro de 2011 e já contabiliza 402.615 mil acessos. “O material vem sendo bastante utilizado em pesquisas e é estudado por magistrados, autores, legisladores e serve de instrumento auxiliar de pesquisa para alunos, professores e estudiosos”, explicou Gunther.

O primeiro dia de reunião do Conematra foi finalizado com a palestra “As Publicações em Periódicos Científicos e os Critérios Qualis da CAPES”, proferida pelo professor Eduardo Biacchi Gomes, coordenador adjunto programa de mestrado das Faculdades Integradas do Brasil,  doutor em Direito pela UFPR e pós-doutor em Estudos Culturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

(Foto e informações: Ascom TRT-PR)