2 de dezembro de 2009

Nova administração do TRT do Paraná toma posse nesta quinta-feira

A nova administração do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná tomará posse nesta quinta-feira, 3 de dezembro. Os dirigentes eleitos são os desembargadores Ney José de Freitas (presidente), Rosemarie Diedrichs Pimpão (vice-presidente) e Arnor Lima Neto (corregedor regional).

A solenidade ocorrerá às 18 horas, nas novas instalações da sala de sessões plenárias “Pedro Ribeiro Tavares”, no prédio histórico anexo à sede do TRT-PR (Alameda Carlos de Carvalho, 528) e que serão inauguradas na mesma cerimônia. O prédio pertencia ao secular Clube Rio Branco. Seu valor histórico e arquitetônico foi preservado na reforma para abrigar a Justiça do Trabalho.

As sessões plenárias, do Órgão Especial, da Seção Especializada e das cinco Turmas do Tribunal continuarão sendo realizadas na sede anterior do Tribunal (Rua Vicente Machado, 147), até a finalização dos “plenarinhos” (salas menores de sessões) do Edifício Rio Branco e a instalação da rede lógica de computadores no novo espaço, previstas para o primeiro trimestre de 2010.

O novo presidente

O desembargador Ney José de Freitas, eleito novo presidente do TRT-PR, sucedendo à desembargadora Rosalie Michaele Bacila Batista, é natural de Curitiba e doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Ingressou na magistratura em 1988. Sua trajetória como juiz inclui atuação em Varas do Trabalho de Pato Branco, União da Vitória e Curitiba. Em 1996, foi promovido ao TRT, no qual exerce o cargo de corregedor regional desde dezembro de 2007.

Professor e poeta, o futuro presidente estreou na literatura em 1994, com o livro de poesias “O Canto do sabiá e outros poemas” (Editora JM). No mesmo gênero publicou, em 2003, “Pedaços de vida” (edição própria). É autor de diversas obras no campo do Direito: “Registro sindical no Brasil” (JM, 1997), em co-autoria com o desembargador Luiz Eduardo Gunther; “Dispensa de empregado público e o princípio da motivação” (Ed. Juruá, 2002); “A inexistência de citação e os embargos do devedor no processo do trabalho – estudos em homenagem ao ministro João Oreste Dalazen” (LTr, 2002) e “Ato administrativo – presunção de validade e a questão do ônus da prova” (Fórum, 2007). Recentemente foi empossado como membro da Academia Nacional do Direito do Trabalho.

A vice-presidente

A desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, eleita para suceder ao desembargador Luiz Eduardo Gunther na vice-presidência do TRT-PR, é natural de Imbituva (PR). Formada em Direito pela UFPR, especialista em Direito Constitucional do Trabalho, Direito Administrativo e Economia do Trabalho, ingressou na magistratura em 1982, tendo atuado em Varas do Trabalho de Paranavaí, Foz do Iguaçu, Paranaguá e Curitiba. No TRT, para o qual foi promovida em 1996, exerce no atual biênio (2007/2009) a direção da Escola Judicial e a presidência da 2ª Turma.

O corregedor regional

O desembargador Arnor Lima Neto, eleito para a corregedoria regional, é natural de Rancharia (SP). Mestre em Direito pela PUCPR, ingressou na magistratura em 1987. Após atuar em Varas de Maringá, Cascavel, Londrina e Curitiba, foi promovido em 1998 para o TRT, onde exerce atualmente a presidência da 4ª Turma.

(Fonte: Com informações da Ascom TRT-PR)