15 de junho de 2009

Vitrine virtual: Órgãos públicos e políticos despertam para as redes sociais

Instituições públicas e políticos brasileiros começam lentamente a aderir às chamadas mídias sociais (ferramentas on-line de interação entre usuários) para divulgar suas ações e estabelecer um contato mais direto com a população. Com números cada vez maiores de inscritos, serviços como Orkut, YouTube, Facebook e Twitter tendem a se tornar meios de comunicação indispensáveis para a administração pública, apontam especialistas ouvidos pela Gazeta do Povo.

Na semana passada, a Câmara dos Deputados começou a discutir mudanças na legislação com o intuito de liberar o uso da internet como meio de propaganda e captação de doações para a campanha eleitoral de 2010. Pela legislação atual, candidatos podem apenas manter sites oficiais de campanha (com extensão .can).

Enquanto não chegam as eleições, no entanto, políticos e instituições procuram todo tipo de ferramentas para se comunicar com a sociedade. Até a Presidência da República anunciou, em abril, a criação de um blog oficial. A previsão é que a ferramenta seja lançada até o fim deste ano.

No início de maio, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anunciaram a criação de um canal oficial no site de compartilhamento de vídeos YouTube, maior do gênero na internet. Segundo a assessoria de imprensa do STF, a parceria foi firmada com o intuito de melhorar o relacionamento do órgão com a sociedade.

A Câmara dos Deputados também aderiu à moda das redes sociais e, no fim de maio, lançou sua página oficial no Twitter, serviço de microblogs que permite a publicação de mensagens de até 140 caracteres. O perfil apresenta diariamente a agenda do dia das comissões e da plenária, e a previsão de cobertura da Agência Câmara de Notícias, órgão oficial da Casa. Em cerca de três semanas, o número de seguidores já chega a quase 400. A Agência Senado não ficou atrás e, no início de junho, também criou um perfil no serviço de microblogging. De acordo com a Agência, a ferramenta foi adotada por ter se tornado um meio rápido e prático de divulgar notícias e outras informações.

Mas nenhuma dessas instituições fez mais sucesso que o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), que garantiu seu espaço oficial no Twitter no dia 18 de maio. Em menos de um mês, o perfil já agregou quase 7 mil seguidores, que acompanham mensagens como “Daqui a pouco, assino projeto de lei contra o preconceito racial”, do dia 4 de junho, e “Trabalho hoje ouvindo Esses Moços, de Lupicínio, com Gal Costa”, postada na última quarta-feira (10).

Para o cientista político Sérgio Braga, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especialista em comunicação política via internet, embora estejam seguindo tendências mundiais, os políticos brasileiros ainda não têm utilizado a rede mundial de computadores da maneira mais adequada.

“Os políticos estão entrando nessa onda Obama sem saber usar direito [as ferramentas]. Mas o importante é constar que eles estão se mantendo atualizados”, diz. Na opinião do cientista político, os brasileiros não podem parar no tempo e devem, sim, utilizar todas as ferramentas disponíveis na internet, seja por meio de vídeos, blogs, ou redes de interatividade.

Vocabulário

Conheça o jargão da internet:

Mídias sociais: ferramentas on-line de interação entre usuários.

Blog: página de Internet cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados “artigos”, ou “posts”.

Twitter: serviço de “microblogs” que permite a publicação de mensagens de até 140 caracteres.

YouTube: serviço on-line que permite que os usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital.

Facebook e Orkut: serviços de rede social usados para para manter relacionamentos e estabelecer novas amizades, permitindo divulgação de fotos e vídeos.

MySpace: serviço de rede social que usa a Internet para comunicação online através de uma rede interativa de fotos, blogs e perfis de usuário.

Flickr: serviço de hospedagem e compartilhamento de imagens fotográficas, documentos gráficos, desenhos e ilustrações, caracterizado também como rede social. Permite que os usuários criem álbuns para guardar suas imagens e entrarem em contato entre si.

Uso ainda é limitado entre paranaenses

No Paraná, o número de adeptos às mídias sociais ainda é pequeno, mas quem as usa só aponta vantagens. “A internet, de um modo geral, é uma excelente ferramenta de prestação de contas com a população”, resume o deputado estadual Osmar Bertoldi (DEM), que utiliza as redes MySpace, Facebook, Orkut e Twitter, além dos serviços de compartilhamento de fotos Flickr, de preferências musicais Last.fm, e de bookmarks del.icio.us.

Colega de Kuzma na Câmara Municipal de Curitiba, Jonny Stica (PT), lembra de outra característica importante das mídias sociais: o baixo custo. O parlamentar, que mantém contato com eleitores pelo Twitter e pelo Facebook, e divulga fotos e vídeos da legislatura pelo Flickr e pelo Vimeo, lançou recentemente uma campanha na internet com o intuito de derrubar a decisão judicial que fechou a Pedreira Paulo Leminski para apresentações musicais. Em um mês, o site ‘A Pedreira é Nossa!’ recolheu mais de 10 mil assinaturas virtuais. “Temos que acompanhar a evolução das mídias e saber aproveitar o potencial delas”, diz Stica. (CY)

(Fonte: Gazeta do Povo; 14/06/2009)